segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sobre as terças sem lei

Sobre as “terças sem lei”:





Para os que não sabem, as famosérrimas terças, ditas sem lei, acontecem há mais ou menos 11(!) anos, sempre às 18:00hs em ponto, e tiveram início comigo e mais duas amigas, que desejávamos com isso, um momento, no meio da semana, para colocarmos nossas conversas (todas) em dia.

Nunca foi só um bate papo. Também nunca foi essa a nossa intenção. Pretendíamos muito mais: discutir nossas vidas, nossas alegrias, nossas dúvidas, nossas dores, nossas expectativas, aventuras e desventuras.

Inicialmente, entre as regras vigentes, em estatuto verdadeiro, mas nunca definitivamente escrito, seríamos, sempre nós: Eu, Cristina e Darlene. Era mesmo um grupo fechado, especialmente para os nossos companheiros da época.

Num dos 1ºs encontros tomamos um banho de ofurô regado a vinho, as três juntas e às gargalhadas.

Como tínhamos filhos em idades comuns e nos mesmos colégios, decidimos ali, naquelas terças, o destino, num sentido amplo da palavra, de cada um deles. Tomamos muitas atitudes, depois de conversarmos horas a fio, importantíssimas sobre os mais diversos assuntos.

Com o tempo, fomos permitindo algumas raras infiltrações, e algumas pessoas de verdade convidadas. Poucos restaram. Permanecemos nós, a postos.

Doentes, amarguradas, com mil compromissos, levamos muito a sério, o compromisso das terças sem lei. Acho que este termo foi criado pelo meu namorado à época. Não sei o que ele imaginava que poderia acontecer dentro desses encontros. Nunca “na história desse país” terças existiram COM TANTA LEI!!!

A coisa foi caminhando, mudamos de bar algumas poucas vezes, e hoje estacionamos no restaurante mais antigo da cidade, aonde de alguma forma ainda podemos fumar.

A Cris, por motivo de trabalho, precisou mudar de cidade, mas como ela é uma linda, não houve nenhuma terça-feira, desde então que ela tenha se esquecido de telefonar para dar um beijo e registrar sua presença.

Um amigo comum, vem ocupando lugar já mais ou menos sacramentado junto a nós. Isso depois de uma separação difícil, em que passamos semanas a fio a desenrolar com ele a sua dor. É sempre bemvindo.

Às vezes, muito poucas, alguém desaparece sem dar notícias.

Costumamos falar assim quando ocorrem esses súbitos desaparecimentos: “Deu um perdido, ontem, hein?”.

Quem mais deu perdido, nessa história toda até agora fui eu, sempre tentando justificar, e nunca conseguindo.

Algumas pessoas, muito interessantes já passaram por nossa mesa, ( mesa essa, sempre mais ou menos gentil, mas firme em seus propósitos iniciais).

Um casal se casou, um tio morreu, um amigo sente a maior falta, um outro foi literalmente expulso por mim, e seguimos...

Não há nenhum tipo de preconceito: os filhos são sempre liberados, alguns grandes amigos sempre bem chegados, cores, estatura, nível social, opção sexual, profissões, nada disso nunca foi uma barreira para as pessoas darem uma sentadinha. O que não pode acontecer, e acho que de uma maneira ou outra TODOS entendem, é que a pretensão de se tornarem sócios desse pequeno clube está fora de cogitação. Clube de três. Três na terça sem lei.

8 comentários:

  1. Lendo você escrever sobre as terças, me vi fazendo uma viagem no tempo, me dei conta que as melhores risadas, as dúvidas e angústias sobre essa função tão difícil que é educar os filhos,as dores causadas por problemas tão sérios, as lágrimas,as críticas feitas e recebidas,as decisões tomadas sobre tantos assuntos, aconteceram e acontecem nesse dia. Eu só tenho que agradecer a Deus, por ter colocado na minha vida pessoas como você Zanha, Cris e agora o Bê, e os não menos importantes que já passaram por nossa mesa,alguns que já nem estão mais nesse plano, todos tenho certeza de alguma forma contribuíram para me tornar uma pessoa melhor.
    Espero estar sempre presente nas Terças Sem Lei, até...!!!
    "O TEMPO FOI ALGO QUE INVENTARAM PARA QUE AS COISAS NÃO ACONTECESSEM TODAS DE UMA VEZ."
    Um grande beijo!!!!

    ResponderExcluir
  2. A gente inaugurou nossa treça sem lei semana passada!!Mas por enquanto é fácil, sem filhos...
    Imagina o que sai dali. Parabéns a vcs tds, essa amizade é muito bonita e serve de exemplo.

    ResponderExcluir
  3. E eu que sei há anos dessa terça-sem-lei, que não faço parte dessa reduta confraria, que sei de sua importância para o círculo que a integra, que admiro essa fidelidade construída ao longo do tempo, estou aqui principalmente para saudar a bela (e tão esperada) intervenção da Darlene. Bem vinda, Darlene, ao blog!

    ResponderExcluir
  4. Apenas para esclarecer, Joe Pavlo sou eu mesmo, Zpaulo. São coisas malucas do Google - Gmail, que não entendo. Mas, como Pavlo também é Paulo (em ucraniano), tá tudo bem. Ze Paulo

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque, mas meu comentário (o primeiro desse texto) não apareceu. Disse e repito que, em algum momento da minha vida, uma terça sem lei me salvou.
    Caio

    ResponderExcluir
  6. Eu e Leonardo achamos o Bê é muito ciumento....que as terças sem lei possam transforma~lo e resgatá~lo..aaaaah

    ResponderExcluir
  7. Tia Cris disse: Nas Terças sempre foi verdade, se vive verdade... e hoje é terça... salve verdade e a TERÇA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Isso é praticamente uma fofoca..................

    ResponderExcluir